SEGURANÇA DE VOO

CENIPA promove Jornadas de Segurança de Voo para unidades da FAB

Os eventos foram planejados e gerenciados pelos SERIPAs nas suas respectivas áreas
Publicada em: 22/11/2023 17:26
Imprimir
Fonte: CENIPA, por Tenente Monique Queiroz
Edição: Agência Força Aérea

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) promoveu, durante o ano de 2023, palestras voltadas para a Segurança de Voo. Tais eventos, denominados Safety Weeks ou Jornada de Segurança, foram realizados em coordenação com os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), objetivando o fomento das ações voltadas à prevenção de acidentes aeronáuticos na Força Aérea Brasileira (FAB).

As Jornadas de Segurança de Voo foram realizadas em parceria com as Bases Aéreas de cada região, mobilizando todos os aeronavegantes e mantenedores a fim de elevar a consciência dos participantes.

A primeira edição do Safety Week foi realizada pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), em parceria com a Base Aérea de Natal (BANT), no período de 27 a 31/03. O evento marcou a preparação para o início dos Cursos de Especialização Operacional das Aviações de Asas Rotativas, Caça, Transporte e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), além do início das atividades de prevenção para o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), planejado para ocorrer em 2024, em Natal (RN).

Foram abordados estudos específicos, entre eles, Manutenção de Aeronaves e Serviços de Rampa, Prevenção de Ocorrências de Solo, Prevenção de Acidentes na Atividade de Manutenção de Aeronaves, Perda de Controle em Voo, Falha de Motores em Aeronaves Bimotoras, Prevenção de Acidentes nas Fases de Decolagem e Pouso, entre outros.

"O contato inicial com os diversos assuntos de Segurança de Voo, antes do início das atividades aéreas, é fundamental para que todos estejam atentos e conscientes de suas responsabilidades operacionais”, disse o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes.

No início do segundo semestre, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), em cooperação com a Base Aérea de Canoas (BACO), promoveu a Jornada de Segurança de Voo BACO 2023 (JSV BACO 2023), entre os dias 03 a 05/07. Participaram do evento tripulantes das unidades aéreas da BACO, mantenedores do Grupo Logístico de Canoas (GLOG-CO) e militares integrantes do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BBS CBMRS).

O Comandante da BACO, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, agradeceu o apoio e o empenho de todos os organizadores. “A contribuição da Jornada de Segurança de Voo na BACO é indispensável para o fortalecimento do profissionalismo, por meio da filosofia SIPAER, no cumprimento das missões operacionais, incumbidas às unidades aéreas cuja operação se dá a partir da Base Aérea de Canoas”, disse.

Na Capital Federal e no estado de Goiás, o Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), em parceria com a Base Aérea de Brasília (BABR) e Base Aérea de Anápolis (BAAN), encerrou o ciclo de palestras nas últimas semanas de setembro, no período de 19 a 28/09.

Dentre os tópicos abordados durante o evento, destacam-se: a Atuação do CENIPA na Aviação Militar e Civil, Perda de Controle em Voo, Acidentes na Decolagem, Falhas em Aeronaves Bimotoras, Acidentes na Aproximação e Pouso, além de Aproximação Estabilizada, entre outros temas fundamentais para a Segurança de Voo e as melhores práticas de manutenção.

O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, enfatizou a relevância da Jornada de Segurança de Voo. “A realização de eventos desta natureza é de suma importância para mitigar condições latentes e prevenir eventos catastróficos”.

Para o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, a participação de Oficiais-Generais da FAB de outras localidades envolvidos no evento reforça a importância que o Comando da Aeronáutica dá ao tema, fortalecendo os princípios que são aplicados diariamente nas unidades operacionais.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, destacou a importância das Jornadas de Segurança de Voo nas Organizações Militares da FAB. “Tais Jornadas se somam às inúmeras atividades de garantia e promoção da segurança, realizadas neste ano, em prol da Força Aérea. O CENIPA, hoje referência mundial na aplicação dos protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos, mantém um esforço contínuo de transmissão da experiência adquirida na investigação de ocorrências da aviação civil para a prevenção de acidentes na FAB”. O Oficial-General ainda ressaltou: “Trabalhamos para que as tripulações possam cumprir suas missões e regressar em segurança para suas casas. Nosso compromisso é contribuir para a Segurança de Voo e preservar a capacidade de combate da Força Aérea Brasileira”.